sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A sensação de entrar em uma Agência Bancária

agências bancárias estão com os dias contados


Devido a um boleto que deixei atrasar, precisei ir a uma agência bancária. Acabei pagando o preço da teimosia, pois acreditava não ter mais dívidas no meu cartão de crédito Petrobras. E acredite, os modafoca não atualizam o boleto, forçando você a ir a uma agência para quitar seu débito.

Bom, o título deste post pode soar estranho hoje. Bem que para mim, já foi estranho ir a um lugar especifico para pagar por uma dívida, pois faz um bom tempo que não sei o que é fazer isso. Hoje eu pago minhas contas no conforto do meu sofá, as vezes sentado em minha sala no escritório, de pé na rua...


E por um descuido meu, tive que reviver essa experiência nada legal. Sério, eu não gosto de ficar em uma fila e duvido achar alguém que curta. E como sai de casa sem nenhuma distração, leia-se celular, enquanto esperava por minha vez, fiquei pensando, melhor, viajando e com isso a criação deste post.

Com a utilização cada vez maior de dinheiro virtual, e não estou me referindo as criptomoedas não, e sim ao dinheiro que vemos na tela do computador, tablet, smartphone ou qualquer dispositivo eletrônico que você consiga acesso a sua conta bancária, as agências estão com os dias contados. Se antes os planos de boa parte dos bancos era ter uma agência mais perto de você, hoje a tecnologia trouxe os bancos a sua casa. E com isso, os planos foram alterados;

Site Valor - Aumenta o número de agências bancárias fechadas

G1 - BB anuncia fechamento de agências bancárias

Acredito que em um futuro não tão distante, as agências bancárias farão parte da história. Perder trinta minutos, uma hora para pagar um simples boleto, que hoje já não é mais necessário, imagina daqui a alguns anos?

Está previsto para o final do ano, o pagamento de boletos atrasados em qualquer agência bancária. Hoje isso funciona, porém para boletos de alto valor.  Veja aqui o cronograma.

E com isso, a necessidade de ir a uma agência ficará bem restrita para mim. Afinal, por que ir a uma agência se posso resolver onde estiver? Não faz sentido não é mesmo.

Acredito que meus filhos já estarão livres dessa sensação de "tempo perdido" que principalmente meus pais tiveram. E se um dia eles lerem meu blog, saberão que o pai deles e que provavelmente os pais de seus amigos não curtiam nada enfrentar filas para pagar/receber...






See ya!

23 comentários:

  1. Oi Inglês!

    Parece surreal mesmo pensar que, em algumas situações, precisamos aguentar fila de banco para lidar com coisas banais.

    Aqui nos EUA, a situação já é bem diferente, dá para depositar cheque pelo celular e pagar todas as contas online/via cartão de crédito. Eu conto nos dedos de uma mão a quantidade de vezes que fui ao banco nos últimos 12 meses, e praticamente não uso dinheiro vivo. Por outro lado, mesmo que aparentemente sem tanta necessidade, as agências bancárias funcionam sábado em horário comercial. Parece até miragem!

    Repare quanta coisa já mudou para quem tem mais de trinta! Sou do tempo em que a lista telefônica era nosso google maps, existia a figura do office boy, ônibus era pago com ficha e linha de telefone fixo era declarada no imposto de renda... Como tudo evolui cedo ou tarde, imagino que nossos filhos ainda vão rir dos relatos sobre o calvário do bancos/correios/cartório.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando ansiosamente pelo fim dos Correios. Como esse monopólio é péssimo!

      Excluir
    2. Olá DM!

      Cara melhor nem reparar nas coisas que mudaram rs. Pô como entender essas agências abertas aos sábado ai na América? Diferente...

      Marcelo, também no aguardo

      Excluir
  2. Fala Investidor Inglês!

    Acredito que as agências vão reduzir em número e tamanho (m² utilizado). No entanto, ainda existirão agências, pois alguns serviços (poucos, é verdade) são feitos sob a necessidade inerentemente intrínseca ao ser humano: contato pessoal.

    Obviamente que a extinção dos bancários não é "SE" vai acontecer e sim "QUANDO" vai acontecer. E vê se não atrasa mais os boletos, pega mal pra galera da finansfera =D

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Termos Reais!

      Bem colocado! E pode deixar, me policiarei mais para não cometer essa gafe hehe

      Abraços!

      Excluir
  3. Hahaha, adorei o título, me fez ver que eu não vou a uma agencia tem anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano quebrei a ausência as agências rs Fui duas vezes devido ao financiamento imobiliário e agora devido essa mancada de esquecer de pagar um boleto rsrs

      Excluir
  4. Isso é preocupante para quem investe em fundos imobiliários de agências bancárias. Acredito na diminuição de agências, más não na extinção. muitas pessoas humildes, idosos não tem confiança na internet para pagamentos e extratos. um crédito maior só no banco após uma investigação maior, entre outras atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quem investe em fiis de agencias nao pode se preocupar tanto se a agencia vai fechar, por exemplo bbpo no geral sao agencias bem localizadas em grande centros, logo se for imovel bom vai alugar para outro inquilino.

      Excluir
    2. Olá Beto,

      Hoje não acredito, mas no amanhã... Lembre-se que os idosos do amanhã seremos nós (assim espero) E nós não temos receio com a tecnologia

      É anônimo, vejo por esse lado também. Mas não deixa de ser um desafio para esses fiis

      Excluir
  5. Eu bem queria acreditar que essas coisas virarão praxe, mas a história nos mostra que ainda serão looooooooongos anos de pessoas preferindo comprar em lojas físicas e preferindo sentirem-se especiais por terem contato direto com algum gerente de conta.

    Falando em visitar agência bancária... eu tô procrastinando a minha visita, hahaha. Mas não vai ter escapatória, terei de ir até o banco para abrir uma nova conta. Se tudo der certo (leia-se alguma burocracia burra), provavelmente eu vá criar um post sobre isso, hahaehae.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ryca!

      Sim, também vejo um tempo para se abandonar lojas/agencias fisicas. Mas talvez não demorem tanto.

      Ryca, por que não abre no banco inter? Você pode abrir do conforto do seu sofá! rs

      Excluir
    2. Andei pensando nisso, até porque gostaria de uma conta jurídica com eles... meu problema era com o comprovante de residência, eu estava morando em "lugar nenhum" nos últimos meses, hehe, agora já tô com residência fixa e acho que rola de tentar novamente.

      Excluir
  6. É, me fez lembrar do stress que passei alguns anos atrás tendo que ir diversas vezes no banco porque consegui a proeza de confundir a senha do cartão de débito 3x e bloqueá-lo (sim, mancada minha mas eles poderiam ser menos burocráticos).

    Quanto a boleto atrasado existem alguns (não sei te dizer quais bancos mas sei que existem) que deixam você pagar atrasado desde que você calcule o valor da multa + juros diários e inclua no valor.

    Lembro que no passado até dava pra alterar na mão a data de vencimento pro dia que você iria pagar, mas acho que hoje em dia essa tática só funciona pra cartões de crédito.

    Abraço, bom post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IP!

      Stress eu passei nas idas a agência para obter o financiamento imobiliário. Foi punk man!

      Infelizmente, esse boleto não deu para atualizar e pagar pela internet. Precisei mesmo ir.

      Abraços

      Excluir
  7. Fala II,

    Esse é o futuro. Banco Inter e outros bancos com serviços totalmente digitais, reduzindo os custos para os bancos e tornando isso em benefícios para os clientes, como TED ilimitada, por exemplo.

    Quem tiver FIIs em agencias bancarias, cuidado rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA!

      Também acho! Sobre os FIIs, para se acompanhar de perto

      Abraços

      Excluir
    2. Meu post da próxima semana será sobre o Banco Inter. Eu também acho que esse é o futuro: menos burocracia, mais agilidade e facilidades.

      Abraços,

      Excluir
  8. II,

    Soa meio arcaico precisar ir em uma agência para pagar um simples boleto, mesmo vencido. Ainda bem que em breve isso acabará também.

    Só vou em agência quando preciso assinar algum documento, algo que seja estritamente necessário, senão, telefone, internet, qualquer meio de contato é muito mais prático e rápido.

    No futuro, será semelhante ao meu post de hoje. rsrsrs
    https://simplicidadeeharmonia.blogspot.com.br/2017/09/reza-lenda-dnaipes.html


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana!

      Nem fale viu, fiquei puto por o banco não atualizar o boleto e com isso me obrigando a ir a agência. Mas isso está com os dias contados. Ainda bem!

      Eu espero voltar a alguma agência por esses motivos. Ou melhor, quem sabe já faça-os de casa rsrs

      Abraços!

      Excluir