Conheça um pouco sobre Ricardo Semler! - Investidor Inglês

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Conheça um pouco sobre Ricardo Semler!


Conhece Ricardo Semler?  Não?  Bom, saiba que ele é um empreendedor brasileiro bem sucedido. Mas não é só isso!

Seu principal diferencial foi como ele administrou, administra suas empresas! Sabe os tipos de conduta a lá Google, Facebook?  Onde você faz seu horário de trabalho, e outras coisas ai que você provavelmente já ouviu falar?  Então, Ricardo Semler os implementou muito antes da existência desses gigantes.

Interessante, não?

Pois é, também achei. E ele também é conhecido pelo livro abaixo;

Best Seller do Ricardo Semler

Nele, Ricardo conta como implementou suas ideias "diferentes", tais como - tirar folga durante metade de um dia qualquer, abolir o cartão de ponto, investir em leitura, encarar os funcionários como seres humanos...

A primeira vez que ouvi falar desse cara ai foi na faculdade, lá em meados de 2006. Faz tempo não? Infelizmente a curiosidade em saber mais sobre ele ficou na época. Lembro que anotei os livros que Ricardo publicou e pronto. Ficaram apenas anotados...


Mas, em meio que ao acaso seu nome voltou a tona. Ao visitar o site http://www.vendingmachinesocialclube.com, indicado pelo visitante aqui do blog Luiz Simi (obrigado pela indicação Luiz! Valeu!), vi um post com a indicação de um vídeo (Ted Talks) do Ricardo Semler.

Decidi dar uma chance ao vídeo e confesso que gostei bastante. Nele é falado um pouco sobre o que ouvi de Ricardo lá quando estava na faculdade. Além de outras ideias bem interessantes. Assim resolvi colocá-lo aqui também para você assistir. Acredito que irá gostar!

Assista! São menos de 25 minutos...





See ya!

8 comentários:

  1. sempre publicando conteúdo e exemplos interessantes

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia ouvido falar sobre ele, imagino que deve ser muito mais conhecido no exterior do que no Brasil. Algumas das iniciativas de gestão de pessoal que ele aplicava nos anos 90 estão anos-luz à frente do que a maioria das empresas ainda adota hoje.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá D.M!

      Sim, ele é mais conhecido lá fora. Aqui suas ideias parecem não serem aceitas, sei lá. Mas no Japão ele diz que tem até uma "seita" de Semlers rsrs

      Verdade, e mesmo com a clt ele conseguiu fazer umas coisas bem diferentes. Interessante não?

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá II,

    Essas idéias empresariais dele são bacanas, mas quando resolver falar de economia e política, é deprimente.

    Essa entrevista dele é inacreditável: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150423_semler_entrevista_ru

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Internacional!

      Cara ainda bem que ele não é politico não? rsrs

      Abraços!

      Excluir
  4. Muito legal relembrar de Ricardo Semler. Li Virando A Própria mesa quando era pré-adolescente, um tio meu cursava administração e tinha comprado o tal livro. Engraçado como li esse e outros livros de adm, gestão e empreendedorismo por lazer desde muito cedo mas faltou um gatilho de um mentor em minha vida e exemplos ao meu redor pra me fazerem trilhar esse caminho. A vida seguiu, fui funcionário simplesmente pq procurar um bom emprego "era o que tinha que se fazer" e só pouco tempo atrás redescobri esse universo.

    Obrigado por me ajudar a relembrar disso. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique!

      Cara, também fez falta alguém para me incentivar na época. Sei bem sobre esse sentimento.

      Valeu! Abraço!

      Excluir