quarta-feira, 24 de maio de 2017

O conselho sobre dinheiro que eu gostaria de ter recebido antes


E ae, qual conselho sobre dinheiro você gostaria de ter aprendido antes?

Money! Money! Money!  Até lembrei de um joguinho do Mega Drive...(postarei a foto para ver se você o conhece)

Bom, dias atrás fiz a pergunta - Qual conselho sobre dinheiro você gostaria de ter aprendido antes? Agradeço as respostas de vocês! E com elas, monto o conselho sobre dinheiro que gostaria de ter aprendido antes.

Prontos?



Pague-se primeiro! - Livro Pai Rico Pai Pobre


Alguns comentaram aqui, e também tuitaram (já segue o investidor inglês?    ) sobre ter sido apresentado ao livro Pai Rico Pai Pobre o quanto antes. E eu concordo! Afinal, esse livro nos apresenta muitos conceitos que acredito serem fundamentais para a educação financeira.

Pague-se primeiro é um dos tantos conceitos ensinados por esse fabuloso livro. Ele nos ensina que devemos primeiro separar a nossa parte, ou seja, pagar-nos a nós mesmos antes de pagar as outras obrigações.

Um livro com os principais conselhos sobre dinheiro
Nem preciso dizer que Recomendo! certo?


Montar o mais depressa uma reserva de emergência...


Esse conselho eu não vi ninguém mencionar. E acredito que ele deve ser seguido após o "pague-se primeiro".  Se eu não tivesse uma reserva de emergência, meu, eu teria ficado estressado.  Imagina você, cumprir com sua jornada de trabalho e no dia combinado de seu pagamento, não receber?

Pensou nisso?  Gelou a espinha só de pensar, não é?

Amigos, eu passei por isso! E aviso, não é nada agradável. Consegui dormir em paz graças a meu fundo contra imprevistos, essa tal reserva de emergência.

E assim, a empresa não demorou muito para pagar, mas a inquietação da galera era fácil de ser percebida. Fico pensando se demorassem mais... Melhor não pensar...

Portanto, não espere acontecer com você. Providencie o mais rápido esse seguro. Seu sono agradece!



Bolsa de Valores. Será?


Esse é um ponto que fico me perguntando. Será que conhecer a bolsa antes seria bom?  E a resposta para essa pergunta é - Depende!

O conselho sobre entrar na bolsa o quanto antes precisa ser bem elaborado. Se for como muito de nós o recebeu, a tendência é o investimento virar...

Bolsa de Valores ou Cassino?

um cassino. E com isso, ver toda a nossa conquista se esvair de nossas mãos...
Temos vários exemplos na blogosfera de pessoas que perderam se não tudo, mas uma boa parte de seu capital. Eu falei sobre neste post.

Então se me perguntassem sobre entrar na bolsa, eu responderia da seguinte maneira;

  • Entre com bem pouco dinheiro (Tipo 100 reais por mês)
  • Não entre em pânico! Afinal, a renda variável, varia (hehe trocadilho cretino rsrs)
  • Estude, Estude e Estude!

Quer ajudar o Investidor Inglês a melhorar esse conselho?  Comente ai!
Vamos ajudar a quem está começando a não cometer os mesmos erros que cometemos.

Ah! E não esqueci, hehe. Sobre o jogo mencionado no inicio do post, ai vai a imagem dele. Vamos ver se você o conhece...

Conhece esse joguinho?
Tempo bom...


See ya!

17 comentários:

  1. Ola meu caro,ncomo vai?
    Bom, poderíamos acrescentar: "ficar fora de notícias".
    Oq acha?
    Abraco e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mineiro! vou bem e você?

      Acho muito bom cara! Ficar fora de notícias é favor que a pessoa faz a si mesmo. Acho que renderá um post hehehe...

      Abraço e sucesso pra ti!

      Excluir
  2. Oi,
    o mais importante no meu ponto de vista é estudar a fundo e por em prática, só que com pouco dinheiro, apenas para entender o funcionamento do produto.

    Quando estiver mais confiante, aí sim, vai fundo.
    Brevemente farei isso com BitCoin.

    Abs
    AQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita !

      também penso assim.

      Abs

      Excluir
  3. Concordo!

    Sobre o game, ToeJam & Earl. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse jogo é clássico, quem nunca alugou essa fita na locadora que jogue a primeira pedra rsrs

      Excluir
    2. Obrigado pela visita anonimo!

      E sim, esse game é um clássico. Até hoje jogo ele...

      Excluir
  4. Olá II!

    O fundo para emergências eu acho que é o ponto essencial. Ninguém pode se dizer investidor, se não tiver um fundo de emergências antes de se aventurar por aí. Isso é o básico!

    Já fiz um post no meu blog comentando sobre minha estratégia, que no momento está focada em estabelecer o meu fundo, que estipulei em aproximadamente 5 meses de renda bruta. Só com este fundo garantido é que vou começar a investir de verdade.

    Se eu for mandado embora (o que é uma possibilidade remota, estou com cerca de 18 meses de "estabilidade") tenho FGTS e seguro-desemprego, além desse fundo de emergências. Sem falar que aqui na região não faltam oportunidades na minha área de atuação.

    Não dá pra dar uma de louco por aí sem ter pra onde correr caso dê merda! =P

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wannabe!

      concordo! Se eu não tivesse reserva, estaria "frito"

      Abraço!

      Excluir
  5. Todos que me perguntam sobre entrar na bolsa, o conselho que eu dou é o seguinte: inicialmente, coloque um dinheiro que você aceita perder e que não vai te fazer falta. A partir daí você vai saber se tem estomago para o negócio ou não.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Finansfera!

      Cara é bem por aí viu. Começar sempre com "troco de pinga"

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá, sr. Inglês!

    Acho que todo o necessário está aí... eu adicionaria anotar tudo o que você gasta (quando a pessoa resolve começar a poupar) durante o mês para no final ter clareza sobre aonde estão indo os maiores gastos e o que pode ser reduzido ou eliminado. Fiz isso no ano passado quando estava devendo o cartão de crédito (meu passado me condena!), anotei os gastos do mês que comecei a economizar e depois comparei com as faturas anteriores do cartão, uma porção de gastos inúteis :(
    O joguinho aí eu não conheço, não. Não é da minha época :p

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra Jacque!

      É fundamental anotar os gastos mesmos...Se não já viu...

      Poxa, o joguinho não é da sua época. Só lhe digo uma coisa. perdeu :p

      Abraço!

      Excluir
  7. Extamente!!! No início vc vai sentir desconforto, mas depois acostumará. Porque o grande problema da renda variável é o preço cair, mesmo tendo ações boas na carteira. A teoria é muito boa, mas só na pratica, passando pelo desconforto, que vc obterá resultados

    ResponderExcluir
  8. Cara, esse jogo... memórias da infância vieram à tona aqui. Muito bom!

    Pra ser sincero contigo eu não fazia a menor ideia do que era pra fazer nesse jogo, mas eu me divertia de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jogo é muito divertido! A trilha sonora é bem legal... Sobre o que era pra fazer, eu lembro que precisava achar umas peças para a nave...

      Excluir