quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Carteira Simulada - Janeiro 2017 + Fibria (FIBR3) destaque do mês!

O que aconteceu fórmula mágica Joel Greenblatt?  Não vai passar o Ibovespa?
O que acontece FIBR3?...


Hey!

Vamos ao fechamento da carteira simulada!  Pra quem ainda não conhece, estou estudando a rentabilidade da "fórmula mágica de Joel Greenblatt"  Aqui um post introdutório.

Resumindo o estudo, a ideia foi montar a carteira como Joel Greenblatt propõe, acrescentando dois requisitos -  liquidez e ações ON.   Vamos ver como se comportou a carteira em seu primeiro mês de vida


Carteira de Ações Fórmula Mágica Joel Greenblatt


Vamos ver como se comportou a carteira fórmula mágica de Joel Greenblatt em seu primeiro mês


A carteira teve uma valorização de 5,45% diante de 7,38% do Ibovespa no mês de janeiro. Em seu primeiro teste, perdeu para o Ibovespa por uma diferença de quase 2%. Pode parecer pouco, mas não é...

Os destaques da carteira ficaram com CARD3 48,68%, SMLE3 17,14%, CVCB3 12,95% e MDIA3 10,86%.  Na ponta negativa ficaram FIBR3 -8,53%, SEER3 -4,11% e CIEL3 -2,79%.


FIBR3 - Fibria Celulose SA
FIBR3 - Fibria Celulose é uma empresa brasileira

Pegando embalo na simulação da carteira, farei uma leve analise das ações destacadas do mês. E para começar, pego a ação com o maior destaque negativo - FIBR3.

Quem é FIBR3?


A Fibria (FIBR3) é uma empresa brasileira líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais, a empresa exporta celulose para mais de 40 países.

Fonte: Wikipédia

Abaixo um gráfico com dados que eu gosto de olhar de inicio;


FIBR3 - aqui um gráfico mostrando as receitas, lucros e dividas da Fibria
Nos dados de 5 anos, a Fibria teve prejuízos registrados em 2012 e 2013. Algo que já me afasta de ser sócio, pois escolho empresas com lucro constante. (Talvez depois de avançar nos estudos eu reconsidere isso.)

Além do prejuízo, outro dado que não gosto de ver é divida crescente. E a divida liquida (divida bruta - caixa) da Fibria saltou de 7.474 bilhão para 11.459 bilhão. Quando vejo esse dado, verifico o setor que a empresa se enquadra e o porquê da dívida. Assim, enviei um questionamento para o RI pedindo mais informações. Assim que responderem, coloco aqui a resposta.



Resposta do RI da Fibria


Prezado Investidor Inglês,

O aumento da dívida é consequência de um ciclo de investimentos mais robusto, com a expansão do projeto Horizonte 2 em Três Lagoas.

Assim, espera-se que passado este ciclo, a Companhia volte aos seus patamares normais de alavancagem estabelecidos na sua Política de Endividamento, conforme trecho a seguir extraído da política:

“A Companhia buscará a todo tempo, a relação Dívida Líquida sobre EBITDA Ajustado dentro do intervalo de 2,0x e 2,5x, podendo, em determinado momento do ciclo de investimento, atingir temporariamente o nível máximo de 3,5x durante este período de ciclo de investimento. Em nenhum momento, as decisões estratégicas e de gestão da Companhia deverão implicar em que esta relação exceda 3,5x.”



Quem quiser ver mais da politica de endividamento, acesse aqui!

P.S - Ressalto a agilidade do RI da Fibria, ao responder minha dúvida em questão de horas! Continuem assim!

Lembrando que isso é um estudo inicial, ficando longe de ser recomendação de compra ou venda!

 


See ya!

11 comentários:

  1. II,
    Considerando que o Ibovespa é boa parte commodities e bancos e sua carteira praticamente não tem isso, eu acho que a carteira teve um baita resultado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá KB!

      Olhando por esse lado, tem razão!


      Abraço!

      Excluir
  2. Muito boa essa simulação, também fico só acompanhando :)

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente não curto muito empresa cíclica em carteira de longo prazo.

    No mais parabéns pela rentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDD

      Essa é uma carteira fictícia. Montei ela para ver os resultados de montar uma carteira seguindo um método proposto por Joel Greenblatt em seu livro The little book that beats the market

      Valeu

      Excluir
  4. Bacana, vou continuar acompanhando a simulação.

    abs

    ResponderExcluir