domingo, 4 de dezembro de 2016

Como aprender inglês sozinho e de Graça?


Aprender inglês sozinho e de Graça!

Até um tempo atrás, eu estudava inglês baseado em gramática.  Apesar de nunca ter feito os "cursinhos de inglês" da vida, acabei cometendo o mesmo erro de focar nela. Com isso, eu estudava, estudava, estudava e não via progresso. Ao tentar ler algo, não era raro os momentos que me via atrás de tradução, e sinceramente, isso era bem frustrante e desanimador.

Nem vou comentar as tentativas de compreender o que falam nas séries (Alguém ai assiste How I met your mother?), nas músicas...

Cansado de não sentir diferença alguma nos estudos, resolvi procurar uma forma onde eu conseguisse melhorar meu inglês sem pagar nada por isso. E graças a internet meu amigo, minha missão foi possível! Mas te aviso, não será fácil...


Em busca do passo a passo...


Perdido? Aprenda inglês grátis pela internet!
Você está assim hoje?

As vezes, por mais preciso que o Google seja, não será os primeiros sites que trará o que você quer. Se você já precisou entrar site por site para achar o que está procurando, sabe do que estou falando... 

E nessas buscas, achei um site chamado Fluent in 3 months (Fluente em 3 meses numa tradução literal). Site esse de um irlandês poliglota chamado Benny Lewis. Na época em que achei o site, já conseguia ler em inglês sem precisar ficar indo toda hora para o dicionário, o que facilitou um pouco ler os artigos dele.


E não é que achei uma forma de aprender inglês como queria?



No video acima, Benny veio ao Brasil aprender Árabe! Louco não?  A ideia dele foi mostrar que dá para aprender outro idioma sem estar no pais nativo...




A estratégia de Benny Lewis


A principal ideia do Benny, é que você comece falando (no idioma que está estudando) desde o inicio.  Ele chama esse método de Speak from day one (tradução literal -  falar desde o primeiro dia de estudo)

Você pode me questionar;  - Pô Inglês como vou começar a falar se não sei nada do idioma?
Calma, calma, eu explico, ou melhor o Benny explica;

Para começar a falar desde o inicio, ou seja, seu primeiro dia com o idioma escolhido, no nosso caso o inglês, faça uma apresentação sobre você.  Exemplo;

 - Oi eu sou o Investidor Inglês e você como se chama?
 - Tenho 32 anos 
 - Sou Brasileiro
 - Não tenho filhos
 - Gosto de jogar video game, assistir filmes e séries 

Agora, ela traduzida para o inglês;

 - Hi, I'm the English Investor and you?
 - I am 32 years old
 - I am a brazilian guy
 - I have no kids
 - I like to play video games, watch tv and series and so on


Puxa inglês, como eu vou traduzir se não sei nada?  Você usará o Google Tradutor para te ajudar!

Pegue sua apresentação em português e coloque-a nele. É importante colocar frase por frase, assim fica mais fácil para estudar.  Veja o exemplo abaixo;

Aprender inglês sozinho e de Graça?


Tendo em mãos sua apresentação em inglês, você voltará ao Google Tradutor e ouvirá a pronuncia das suas frases. Uma de cada vez. Após ouvi-las, comece a falar. É sério!

Você também irá postar sua apresentação em inglês nos sites italki e lang-8. Esses dois sites são para a correção dos seus textos. E o melhor, correção feita por nativos! (se ficar em dúvida de como conseguir a correção, deixe um comentário e tentarei te ajudar!)

Com os textos corrigidos, volte para o Google tradutor e coloque frase a frase sua apresentação. Escute pelo menos 3 vezes cada frase. Após isso, volte a pronunciá-las.

Pronto, aqui um modo simples e gratuito!  Escreva mais coisas sobre você e as traduza para o inglês, repita os passos. Defina mini objetivos como Aprender a me apresentar em inglês em uma semana? Aprender a falar do meu trabalho em inglês...



Como aprender inglês sozinho e de Graça?    


Após usar a receita do Benny, (preciso voltar a utilizá-la, estou enferrujado...) comecei a usar uma técnica menos "ativa",  já que o Benny faz você usar a fala e a escrita, ações que exigem mais do que simplesmente ler e ouvir. 

Minha técnica consiste em  estudar cerca de 30 minutos por dia, divididos em 15 minutos de manhã e 15 a noite. Você pode fazer os 30 minutos diretos, o importante aqui é a disciplina.  Veja abaixo como funciona;

  • Você irá pegar um áudio com transcrição, um texto em inglês e outro traduzido; (falo abaixo onde conseguir o material...)

  • Irá ouvir esse áudio por pelo menos 3 vezes sem o texto para te auxiliar. Depois disso, ouça novamente acompanhando com o texto em inglês. Faça isso mais umas 3 vezes...

  • Ouça novamente o áudio tentando escrever tudo o que você compreender! Pare o áudio para anotar, volte. Escreva tudo que der. Depois verifique se seu texto bate com o texto original! 

  • Por ultimo e não menos importante, Anote frase a frase a tradução inglês-português. É importante que você as anote e com uma certa frequência, as revise.  Pronto, esse é o meu jeito de estudar inglês de graça.

O site onde pego os áudios com os textos se chama Lingq.  Lá você encontra muita coisa. Muita mesmo.  Sugiro que comece com uma série chamada "Who is she?" na qual é indicada para iniciantes.


Conclusão


Depois de um mês de estudos, me aventurei a falar com gringos via Skype usando o site italki (falarei mais em outro post). Eu queria ver como estava indo meu progresso. E sabe de uma coisa? Gostei do resultado! Eu consegui entender quase toda a conversa!!!

Tudo bem que ela ficou mais para um monólogo, pois escolhi uma mulher como instrutora e você sabe, mulher fala demais!!! (auhahuauh  brincadeirinha Ladies)  Mas na verdade, foi bom assim, pois consegui entender bastante do que ela falava sem me preocupar em ter que tomar a frente da conversa...



Cadastre seu E-mail!


Assine o feed e receba atualizações do blog diretamente em seu email!





See ya!

25 comentários:

  1. Oi, II!

    Uma ótima ferramenta aos iniciantes é o Duolingo, também. O aplicativo é grátis e a didática é bem dinâmica, além de enfocar bastante nos aspectos sonoros do idioma. Com o passar do tempo o estudante começa a evoluir, a escutar e a pronunciar melhor o inglês (há ainda outros idiomas no Duolingo), além de aumentar o vocabulário, e as explicações dos membros são pontuais, é como um professor instantâneo (errou; só clicar no balãozinho de comentários).

    É uma ferramenta que recomendo a todos. Hoje em dia, não aprende inglês quem não quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!

      Sim, o Duolingo é muito bom! Uso ele todos os dias com inglês (já usei para aprender Alemão, mas parei para focar mais em inglês mesmo...)

      E concordo, não aprende quem não quer...

      Excluir
    2. Recomendo penpaland.com baseado no itercâmbio de idiomas.

      Excluir
  2. LEgal inglês, minha maior escola é o youtube e o netflix.
    depois vou fazer um post sobre aprender ingles tambem
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal!

      uso pouco o youtube para isso, preciso usar mais.. gosto do canal da http://www.engvid.com/ você assiste a aula no youtube e depois vai para o site testar sua compreensão

      Abraço

      Excluir
  3. Belo post Inglês. Você já ouviu falar no Effortless English?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo. Não conheço. Vou pesquisar. Valeu!

      Excluir
  4. Leio bem e entendo mais ou menos agora falar e escrever aí já eh complicado. Acho que o ler e o escutar são importantes para podermos capturar conhecimento visto que boa parte das coisas estão em inglês

    Bom post a propósito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Viver de Dividendos!

      Sim ler e escutar são importantes. Acho que o melhor inicio no idioma é focar no escutar, o tal do "listening"

      Valeu

      Excluir
  5. Bacana II, acho que vou começar a me aventurar no inglês ano que vem!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Beta!

      Comece cara, é um ótimo investimento!

      Abs

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá VDC - Obrigado pela Visita!

      gosto muito do engvid acho de fácil compreensão!

      Abs

      Excluir
    2. Ótimas Dicas, gostei muito do engvid, não conhecia...

      Valeu cara!!!

      Excluir
    3. Olá Noimon!

      Obrigado pela visita cara! o engvid é bem legal, aproveite!

      Excluir
  7. Asssista um jogo nfl futebol americano e me diga se aprendeu algo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde inglês.

    Este método realmente parece muito bom, tenho que aprender francês para meu projeto futuro, então vou utilizar suas dicas, muito obrigado!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá investidor!

      Agradeço a visita! Espero que as dicas ajudem!

      Abraços

      Excluir
  9. Muito bacana! Segue o link de uma ferramenta que ajudará muito a por o método em prática: http://www.englishgroup.com.br/speech.html

    Basta escrever a frase em inglês, escolher o sotaque, apertar no paly e ouvir.

    Giordano

    ResponderExcluir
  10. Olá, sr. Inglês!

    Hoje em dia só não aprende inglês quem não REALMENTE não tem tempo algum para se dedicar ao minimo ou, na maior parte das vezes, quem não quer. Informação e formas de praticar tem pra todos os lados.
    Eu costumava praticar meu inglês jogando Second Life. Melhorei muito a fluência lá e fiquei chocada quando vi como tem americano analfabeto! Jesus, como eles escrevem mal o.O

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra Jacque!

      Ahahahhaha sério? Eu já tive aula com um americano que não falava! Imagina, você paga para praticar conversação e o cara não fala! E quando escrevia algo que eu não entendia, também não escrevia direito...Enfim, triste rsrs

      Abraço

      Excluir
  11. Achei! Não falei? Hehe
    EXCELENTE MÉTODO INGLÊS, vou testar.

    Obrigado.

    Ah, tá devendo falar do iTalki
    Eu cheguei a ver. Mas é pago pra falar com os nativos. A não ser que não tenha visto tudo.

    Abraços e OBRIGADO ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Diario!

      Em breve escrevo sobre o italki

      Abraços!

      Excluir