segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Como dividir as contas entre o casal? - Um jeito diferente!


Quer saber um jeito diferente de como dividir as contas entre o casal?  Quer?  Acompanhe abaixo!

Ao casar ou morar junto com alguém surge a questão Como vamos dividir as contas?  Quem vai pagar o que?  Vamos rachar meio a meio?  Vamos abrir conta-conjunta?  Perguntas difíceis não?  E a resposta também não costuma ser fácil...


Como dividir as contas entre o casal?


Como era antigamente?

"tá, nem tão antigo assim..."


Existem várias formas de se dividir as contas entre o casal. Mesmo antes, quando era comum apenas o homem exercer atividade remunerada, não tinha só um jeito de dividir. Existiam aqueles que entregavam todo seu salário para a esposa e ela cuidava do resto e aqueles que se responsabilizavam com toda a tarefa.

Tiro como exemplo dessas duas situações meu pai e minha sogra. Meu pai é o cara que se responsabilizou em administrar toda a casa no quesito financeiro, cabendo a minha mãe as outras atividades. Já minha sogra se encaixa perfeitamente na situação em que o marido lhe entrega todo o salário, deixando para ela toda a responsabilidade da casa.




Como dividir as contas entre o casal?


Hoje como todos trabalham, o que fazer? Dividir meio a meio? Um paga uma conta e o outro paga outra? Juntar as receitas para pagar as contas?

A forma que eu acredito acreditava ser a mais comum é a divisão meio a meio. Vocês somam todos os custos da casa e dividem o valor de forma igual para os dois. Se o casal ganha salários se não igual mas próximos, acredito ser legal usar essa divisão. Do contrário já não acho justo penalizar quem ganha menos.

Para não penalizar quem ganha menos, é possível dividir as despesas proporcionalmente. Somam-se todos os custos da mesma forma que a anterior com a diferença que ao invés de cada um pagar metade das contas, quem ganha mais pagará mais e quem ganha menos pagará menos.

Eu e minha mulher chegamos ao acordo de uma proporção de 75/25. Eu me responsabilizo em pagar 75% da soma dos custos da casa e ela os 25 restantes.  Esse foi o percentual mais adequado no nosso caso, pois tenho uma renda maior que a dela e com isso não seria justo dividir meio a meio.

Se dividíssemos meio a meio, seria o mesmo que minha mulher entregasse todo seu salário para mim (até que não soa má ideia rsrs). Mas, isso a tornaria completamente dependente ao ponto de que para comprar uma bala, ela teria que me pedir dinheiro (já não soa tão legal a ideia de ficar com o dinheiro dela, não é?).


O vídeo abaixo mostra um ponto interessante sobre a divisão de contas entre o casal; (o vídeo não tem nem 2 minutos, assista!)


Depois de postar esse texto, percebi que várias pessoas não estão dividindo, mas sim somando as contas entre o casal. Alguns estão adotando a conta conjunta para administrar as receitas e despesas da casa. Uns amigos até chamam essa forma de "Tudo junto e misturado". Afinal, é bem por ai não é mesmo?

Acredito ser legal essa forma de administrar. Em vez de dividir, você irá somar as receitas/despesas em um único ponto. E isso deve facilitar as coisas. Mas, hoje eu não me vejo usando esse modelo. Eu e minha mulher brigaríamos a cada extrato impresso da conta conjunta...  

Dividindo as contas proporcionalmente



Na imagem abaixo, demonstro mais ou menos como organizamos nossas despesas.

Como dividir as contas entre o casal proporcionalmente?
Exemplo da nossa divisão de custos...Montei essa planilha aqui
 
Decidimos utilizar a divisão nesse percentual depois de uma conversa, na qual eu acredito ser a melhor forma de se chegar a um acordo. Poderíamos ter optado pela divisão meio a meio, ou que um ficaria com toda a responsabilidade, ou até mesmo utilizar conta-conjunta, por que não?  Mas, sempre com a condição de que ambos concordassem.

Portanto, exponham as opções mostradas e conversem! Discutam e definam qual a melhor opção para vocês dividirem as contas. (ou somá-las!)


Saiba o que está rolando no blog!






See ya!

42 comentários:

  1. inglês, acho que vocês tem o melhor modelo, parabéns!!

    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá ingles.ncomo vai?
    Qual seu salário?
    Pergunto isso pq o meu tbm é maior que o da minha mukher mas eu não divido proporcionalmente. Meio a meio mesmo.
    Ora, quando vc vai comprar um carro o vendedor te pergunta quanto vc ganha para definir o valor do carro ou o valor é o mesmo se vc ganha 5.000 reais ou 15.000? Além disso o usufruto do imóvel é o mesmo sendo que as vezes a mulher gasta até mais em água (banho e cabelo) e energia (secador de cabelo por ex).
    Queria dividir 75/25, mas embora minha renda seja maior é pouca coisa.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola mineiro td bem? Obrigado pela visita!

      Entendo seu ponto. Olhando pelo lado de quem ganha mais, pode parecer injusto ter que arcar com a maior parcela sendo que os dois consomem os mesmos itens. Eu e ela optamos por essa divisão, pois ela fica com dinheiro para ser independente (ela pode ir em salão, comprar roupas e etc sem pedir dinheiro p mim) e eu a mesma coisa (tenho minha parcela onde posso comprar o que quiser digamos assim)

      No meu caso, eu ganho 4x mais que ela. Por mais baixo que nosso custo de vida seja, fica difícil dividir meio a meio.

      Se você ganha um pouco a mais que ela, e quer dividir usando percentual, tente 55/45, 60/40. O importante é vocẽs conversarem e acharem o melhor para os dois!

      Abraço!

      Excluir
    2. Ah, ótimo! Esclareceu minha dúvida.
      4x é bem justo oq vcs fazem.
      Eu ganho mais. Porém em uma proporção bem menor que 4x.
      Obrigado pela resposta meu amigo.
      Abraco e sucesso.

      Excluir
  3. Parabéns Inglês, excelente trabalho.
    E quando vocês saem para um restaurante, viagens, a divisão segue na mesma linha?
    Ela também aporta?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola cowboy! obrigado!

      Sim segue a mesma linha, inclusive o aporte é proporcional também.

      Abraços!

      Excluir
  4. Ola II,

    Esta logica do % baseado no salario, acho a mais justa.

    Nao sei se a sua esposa lava, passa e cozinha, mas valeria a pena incluir isto na divisao. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VDC! Obrigado pela visita!

      Eu também acho mais justa essa lógica. E sim, minha mulher lava, passa e cozinha, eu dou minha contribuição, mas não se compara com o que ela faz. Abs

      Excluir
  5. Excelente estratégia, II! Justo e proporcional às capacidades "contributivas" de cada um.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. II,

    Discordo dessa divisão "proporcional". Para mim, não interessa quanto cada um ganha. O mais justo é rachar tudo pela metade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada casal é cada casal. Aqui em casa por exemplo nem existe percentual, é como se fosse uma empresa, toda receita vai para um caixa único e toda despesa sai dele. Minha opinião pessoal é que receita e despesa de casal não deve ser individualizada, nem mesmo em percentuais iguais, mas isto só funciona em casais muito amadurecidos financeiramente.

      Excluir
    2. Olá IL, entendo seu ponto! Só não concordo que rachar pela metade seja mais justo. Acredito que o mais justo é o que ambos decidirem. Se ambos concordarem em rachar tudo bem. Mas, isso é minha opinião!

      Abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
    3. A minha situação é semelhante, Uó, aqui em casa é conta única. Antes de gastar, decidimos e planejamos em conjunto.

      Excluir
    4. Aqui em casa é da mesma forma. Tratamos a questão financeira como uma empresa, onde toda a receita é concentrada em uma conta só e ambos fazem o uso compartilhado. Para não haver problemas de um gastar mais do que o outro, estipulamos um "pró-labore" mensal para cada um.

      Abrs
      Nordestino Pirangueiro
      P.s. Minha renda líquida é quase 4x a dela.

      Excluir
    5. Pessoal,

      Respeito as opiniões de todos, porém, acho isso uma tremenda imbecilidade. Se cada um tem o seu próprio trabalho, não faz sentido misturar tudo em uma coisa só. Pior ainda é conta conjunta!

      Sou totalmente contra essas modernidades, rs.

      Abraços!

      Excluir
    6. "Imbecilidade"
      Este menino tem hora que passa dos limites. aff

      Excluir
    7. "Cada casal é cada casal. Aqui em casa por exemplo nem existe percentual, é como se fosse uma empresa, toda receita vai para um caixa único e toda despesa sai dele. Minha opinião pessoal é que receita e despesa de casal não deve ser individualizada, nem mesmo em percentuais iguais, mas isto só funciona em casais muito amadurecidos financeiramente."

      É assim em casa também. Já tentamos muitos sistemas e o que melhor funciona por sua simplicidade é esse. É o que costumo chamar de socialismo de casal.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    8. Fala Corey!

      Legal, vejo que a maioria usa esse sistema. O lado bom dele é concentrar tudo em um lugar

      Abraço!

      Excluir
  7. Aqui em casa não tem divisão, é como se fosse um fundo, todo dinheiro que entra, seja ele meu ou da minha esposa, cai no fundo, E tudo que precisa ser gasto, sai do mesmo. Tem funcionado bem nestes 8 anos de casado. Mas cada casal é cada casal.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uó!

      Legal como vocês administram! Dai um de vocês administram esse fundo, certo? (ou os dois também né?) Interessante esse modo. No meu caso, decidimos deixar uma parte da receita individualizada assim cada um gasta (investe) como quiser (mais ou menos rsrs). Já as despesas da casa ficam em um fundo.

      Abraço!

      Excluir
  8. Aqui em casa, é como na casa do Uó.
    Toda a receita, vai pra uma conta só que inclusive é conjunta.
    Eu ganho mais que ela, e não existe isso de porcentagem. Junta tudo, e paga as despesas e usufrui junto. Aqui também damos certo assim, não tem picuinha pq um ganha mais e paga mais que o outro, até pq isso é ridículo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acumular! Obrigado pela visita!

      Legal que funciona para vocês também!

      Excluir
  9. Na minha casa ocorre o mesmo que na casa do Uó.
    Já se vão mais de 10 anos e tudo é pago pelo fundo.
    Casamento é uma sociedade que deve funcionar. Ficar procurando motivo para briga só prejudica o funcionamento.
    Afinal de contas, casei para viver em família, e o que é família senão a união?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu pago todas as contas e ainda pago um salário para minha esposa que fica 100% com os afazeres domésticos.
    Funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
  11. Eu tô aqui, só coletando as informações. Ainda solteiro, mas planejando como proteger o que construí exclusivamente com meu esforço (e que pretendo continuar alimentando) e o que eu construirei com minha futura esposa.
    Excelentes ideias e pontos de vista!

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar depende da cultura e personalidade do casal.
    Eu acredito que, seja na medida que for, ambos devem contribuir. Ninguém da valor a o que não for pago.
    No começo acho que o ideal é dividir na metade, e com o passar do tempo adaptar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá C.F! Obrigado pela visita..

      Legal sua ideia, pode ser um começo mesmo..

      Excluir
  13. II, vou deixar aqui o nosso exemplo.

    Temos uma planilha compartilhada no Drive, de receitas e despesas mensais. Chegamos no acordo de 70/30% e todo mês, colocamos esse valor nas receitas. É como fosse uma conta conjunta em banco.

    Eu sou responsável por administrar essa conta "virtual". Se fechamos o mês com R$1000,00 em caixa, por exemplo, esse valor representa metade para cada um. Se acumular demais, podemos decidir gastar em uma viagem ou "sacar" o dinheiro, o que transferiria para nossas contas individuais, que são preservadas.

    Está funcionando bem :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! obrigado pela visita!

      Seu exemplo é bem parecido com o meu! Com a diferença de que o que sobrar fica em caixa pq não definimos "saque" rsrs

      Abraço!

      Excluir
  14. Pô, vi seu comentário lá no Corey falando que tinha feito um post sobre divisão de contas no casamento e que tinha sido meio polêmico, mas não vi polêmica nenhuma.

    Me enganou. Foi "comment bait" ali, hein. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Inglês, que mágica você faz para pagar uma conta de energia tão barata? rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Cara, moro em um ap com minha esposa, só isso rsrs

      Excluir
  16. Aqui em casa as contas são 50/50, somo tudo e divido por 2. Ela deposita esse valor na minha conta e eu pago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Legal cara! tranquilo fazer assim não é?

      Excluir