sexta-feira, 13 de março de 2015

Incrementando Aportes com Opções PUT


Conheça um jeito de aumentar seus aportes usando o lançamento de opções PUT

Há exatos 5 meses, venho aumentando meus aportes na bolsa de valores através do lançamento de opções PUT.  Veja abaixo como consegui tirar dinheiro do mercado usando essa estratégia!

Lançamento de Opções PUT


Essa estratégia consiste em vender (lançar) uma opção PUT de uma ação que você gostaria de ter em sua carteira.  Alguém poderia perguntar,

"Por que preciso gostar (atender seus critérios para entrar na carteira) de uma ação para lançar a opção PUT? 


A resposta é "porque existe a possibilidade de você ser exercido".


Entender a resposta acima é fundamental para levar adiante a estratégia. Para usá-la, você deve ter o dinheiro em conta para cobrir a operação. E não falo de margem, mas sim o valor para cobrir um eventual exercício.

Você pode usar seus Títulos (Tesouro Direto), CDB ou até deixar o dinheiro na conta da corretora (eu prefiro usar meus títulos!).


Exemplo da operação


  • Lançando 300 VALEP15 a R$ 0,43 recebo  R$ 129,00 - corretagem.  Eu pego esse valor, e uso para comprar mais ações! 

  • Faço o lançamento uma vez ao mês;

  • Uma semana antes do exercício, recompro e lanço (chamada "rolagem") as opções do mês seguinte.

Bom, nada melhor que uma imagem para explicar, não é?  Veja a seguir...




Na imagem acima, vendi a VALE019 com exercício em R$19,35 pelo preço de R$2,36 no dia 28/01/2015.  Fui recomprá-la no dia 18/02/2015. Olha só, no dia 28/01 fiz o lançamento e dia 29 o dinheiro estava em conta!  Dai só no dia 18/02 que utilizei conforme a imagem o valor de R$200,68.

Como no mesmo dia vendi a VALEP19 a um total de R$270,21, acabei recendo quase 70 reais no dia 19/02!

No dia 23/02 encerrei a "rolagem". Comprei de volta a VALEP19 por R$416,97.

Analisando as operações separadas, eu tenho uma com lucro e outra com prejuízo, certo? Mas se você encarar como uma única operação... Isso se transforma em Lucro!


Minha experiência após 5 meses lançando opções PUT


Minha experiência com lançamento de opções PUT

Durante esses 5 meses fazendo lançamento, percebi que;

  • Se a VALE5 estiver acima de R$ 15,35 a opção VALEP15 estará valendo pouco e a rolagem é feita com um bom lucro!;

  •  A VALE5 abaixo de R$ 15,35 (de 2% a 6%) a uma semana do exercício de opções, é possível fazer a rolagem com lucro;

  • A VALE5 muito abaixo de R$ 15,35 (10% em diante) fica difícil fazer rolagem com lucro, as vezes é possível no prejuízo (você pagará para rolar), mas dependendo de quão baixa esteja a VALE5, a opção fica sem negócios, não havendo comprador/vendedor (restando o exercício).

  • Lançamento de 300 VALEP15 (R$15,35) a R$ 0,43. Aqui precisamos ter 300* R$15,35, ou seja R$ 4.605,00 + taxa de corretagem para cobrir a operação (esse é o valor mínimo que você deve ter em títulos ou CDB). Esse dinheiro ficará como garantia pela sua corretora (a tal margem) e você poderá usá-lo no caso de exercício (antes se informe com sua corretora).  






See ya!

14 comentários:

  1. Estou a um bom tempo matutando em fazer exatamente isso.... Porém fica a pergunta e se a cotação do ativo cair muito, mas muito mesmo...... Tipo se nesse caso 15,35 cair para uns 11 ou 10..... e não conseguir rolar....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a cotação cair muito vocẽ tem que estar preparado para ser exercido! simples assim!

      Excluir
  2. Você já está praticando isso? Tem tido sucesso? Acha melhor que venda coberta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Thiago! Sim, já estou praticando. E estou tendo sucesso sim. Sobre a comparação, não acho melhor que venda coberta, e também a comparação é injusta (uma ganha com a queda e a outra com a alta). Gosto das duas estratégias, dependendo do mercado, dá pra ganhar com as duas!!! :D

      Excluir
  3. INvestidor Inglês, essa estratégia parece interessante porém não são todas corretoras que permitem a venda de PUTs. Qual corretora você recomendaria para tal operação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, desculpe a demora. Bom eu uso a Rico. Tive problemas com eles mas resolveram. Você usa qual corretora?

      Excluir
  4. qual o prazo que consegue lançar que tem negócios? quanto pra frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malucao, em opções da Vale e Petro (as únicas que ao meu entender valem a pena operar put) você consegue até 3 meses pra frente. Porém, os negócios sao bem minguados nessa altura. Até 2 meses vai, 3 já complica um pouco

      Excluir
  5. Pra eu entender, você verifica onde as opções de PUT disponíveis? no caso de rolar pra outro mês, como faz? obrigado, venho pensando muito nisso como incremento da carteira e seu texto está bem acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown! Obrigado pela visita! Eu costumo verificar no quadro de opções do bastter ou no próprio home broker. Mas vejo mais no bastter mesmo...

      Excluir
  6. Olá Inglês!

    Cheguei a olhar seu post na época que você comentou o meu post sobre call coberto. Confesso que não entendi muito bem a ideia da put.
    Esse fim de semana estudei mais a fundo e entendi que realmente o lançamento de uma put ou call coberta não tem muita diferença (filosoficamente falando) é só uma questão de ursos ou touros.
    Pretendo fazer alguns testes em breve. Infelizmente a mirae não lança put. Vou ver em outras corretoras.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janota!

      Legal! Eu pretendo voltar a fazer lançamento... Quando fizer postarei a respeito

      Abração!

      Excluir