sexta-feira, 20 de março de 2015

Erros ao investir na bolsa


Um dos erros ao investir na bolsa é encará-la como um cassino

Hey!

Estou lendo alguns livros sobre o mercado de opções e, confesso, após entender algumas estratégias, a "tentação" em operar voltou! Ainda bem que os prejuízos que tive na bolsa estão me ajudando a não cometer os erros que cometi.

Em minha defesa, é comum querermos por em prática o que acabamos de aprender. Como exemplo, posso citar o inicio da habilitação (eu não via a hora de pegar o carro e sair por ai...), a primeira conversa em outro idioma, entre outros. Mas vamos voltar ao assunto...




Como evitar os erros ao investir na bolsa?


Achei que bastaria estudar mais. Afinal quanto mais informação você obtêm sobre um assunto, menores as chances de você errar. Antes sem conhecimento algum sobre o mercado, abria o home broker e ficava "compro esse? ou aquele?" (Sim, já fiz isso!).

Após uns prejuízos, fui atrás de conhecimento e me preparei evitar novas perdas.
 
Porém, não é só estudar e pronto. Principalmente porque você fica ansioso para ver as estratégias dos livros entrarem em ação. Não custa nada (na verdade pode custar bastante) você pensa. Logo eu voltei a fase "abrir home broker e caçar operação", com a diferença de saber um pouco o que estou fazendo.

Digo achar que sei o que estou fazendo!  -  Na verdade sei é nadaa! rsrs

Logo, não demorou muito para eu lembrar das besteiras e principalmente prejuízos que tomei. Nessa etapa, ganhei um amigo na luta contra isso. (acertou quem disse Consciência)

Reconhecendo os erros

Admita suas falhas. Isso é importante para ser um investidor!
Admita suas falhas!

Sim, minha consciência me ajudou a lutar contra a ansiedade de querer por em prática o que aprendia nos livros. Também a lembrar dos erros que cometi.

Parar e pensar Será que eu não estou fazendo exatamente o que fazia antes?  

A reflexão é um grande amigo nessas horas...

Reconhecimento é um passo importante para fugir dessas armadilhas que o mercado deixa prontas para você.


Dicas para não se sair como eu


Dicas para não se sair mal na bolsa de valores com o Investidor Inglês


Antes de sair correndo para o home broker caçar operação, pare e pense nos seguintes itens;

  • Eu montei uma estratégia para operar? Se não feche o home broker e monte a sua!

  • Na minha estratégia estão definidos os pontos de STOP ganhador (gain) e perdedor (loss)?

  • Está definido o quanto eu aceito perder na operação?

  • Tenho definido o quanto ($$$) usarei para operar?  Se você não definir com quanto dinheiro irá operar, pode ser que em um único trade, a operação dê tão errada ao ponto de você perder tudo, assim abreviando sua vida como trader.

Por último, te pergunto;


  • Montou uma simulação da operação que quer por em prática?  Não montou? 

 Então feche o home broker e monte!


Todos esses passos demonstrados ai, me ajudam a não cair na besteira de querer operar a todo santo momento...


Espero que lhe possa ser útil as dicas!







See ya!

2 comentários:

  1. Opção é algo que nunca me atraiu, nunca ouvi falar de alguém que se deu bem com isto, quero distância.

    ResponderExcluir
  2. Fala Uó!

    Posso dizer que estou tendo um desempenho satisfatório dentro de 5 meses de operação.
    Só não é melhor meu desempenho, devido a ganância (montei uma operação maior do que devia) e alguns problemas com a corretora.
    O problema das opções é que é fácil se perder pela ganância, com isso se alavancando além do seu limite, dando espaço para o emocional te guiar, e ai já viu não?

    ResponderExcluir