Estudo de caso - Fórmula mágica de Joel Greenblatt - Investidor Inglês

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Estudo de caso - Fórmula mágica de Joel Greenblatt

Ladies and GentlemenWelcome to 2017!

Feliz 2017 e vamos estudar a fórmula mágica de Joel Greenblatt
Que todos tenham um ótimo 2017!

Primeiro dia útil de 2017. Estou de volta ao trabalho depois de 11 dias de férias. Como eu e minha mulher só soubemos da folga em cima da hora, acabamos não planejando nenhuma viagem.

Mas, ficar 11 dias em "casa" (acho que fiquei uns 2 dias na minha casa ehehehe) é muito bom também!

Ficar em casa sem obrigações, horários, é algo que precisamos ter pelo menos uma vez ao ano. Nesses 11 dias de descanso, fiquei meio sem assunto para postar aqui no blog. Bastou voltar a trabalhar para ter uma "luz" sobre o que postar.

E eis o post de hoje...


Estudo de caso - Fórmula mágica de Joel Greenblatt

Estudo de caso - Fórmula mágica Joel Greenblatt

Neste post, falei que utilizo a fórmula mágica como um filtro, ou seja, ela serve como uma peneira, diminuindo as ações que pego para estudar.

Como curiosidade, montarei um estudo de caso usando a fórmula mágica.  Montarei uma carteira usando ela + liquidez. Quero ver como ela se sai usando apenas um parâmetro de auxilio.  A ideia é selecionar as ações, como seu eu as comprasse hoje.

E postar todo final de mês o fechamento dessa carteira.

Espero no final de 2017 ter uma amostra desse estudo. (e continuar os estudos por mais alguns anos...)


Indicadores usados na fórmula mágica de Joel Greenblatt



Montei a carteira usando os seguintes indicadores =  P/L, EV/EBTIDA, crescimento, dividendos + um mínimo de 100 negócios diários.  

Lembrando que isto é um estudo de caso! Ou seja, não é recomendação de compra para nenhum ativo aqui mostrado!


Bom, o estudo de caso ficará assim;
  • A carteira terá 20 ações baseadas no ranking da fórmula mágica de Joel Greenblatt;
  • As ações serão todas ON (ordinárias); 
  • As ações precisam ter no mínimo 100 negócios diários;
  • Publicarei todo final de mês o resultado da carteira;
  • Não simularei aportes adicionais.

Segue abaixo a carteira;

Carteira usando a Formula Mágica de Joel Greenblatt
Cotações fechamento dia 02/01/2017

Com base no fechamento de hoje (02/01/2017) a carteira está avaliada em R$194.521,00. 

Vamos acompanhar a evolução desta carteira ao longo dos meses. Final do mês posto o primeiro fechamento dela!



Quem quiser conhecer mais sobre a fórmula mágica, recomendo o livro "The Little Book that Beats the Market" que em português é...

The Little Book that beats the Market em Português





See ya!

14 comentários:

  1. Olá II,
    Legal o post.
    Irei acompanhar essa simulação.

    Feliz 2017.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que legal a sua iniciativa,

    Vou acompanhar o desempenho dessa carteira.

    Feliz 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2017 Aportador! Vamos ver como essa carteira se sai...

      Excluir
  3. Parabéns Investidor Inglês to acompanhando seu blog e li algumas das suas postagens e achei massa. Agregou muito conhecimento pra mim, eu sou iniciante em investimentos de renda variável e estudo inglês por conta própria, me identifiquei muito com o seu blog.
    Adicionei seu blog no meu blogroll

    Suce$$o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acumulador! legal que estou ajudando! Também aprendo muito com a blogosfera!

      Abraço

      Excluir
  4. Acompanhando meu amigo. Parabéns pela iniciativa.

    http://lawyerinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Recém descobri o blog, adicionado ao meu blogroll.

    ResponderExcluir
  6. Olá Investidor Inglês,

    Ótima iniciativa.

    Tinha um site que atualizava diariamente essa fórmula aplicada no Brasil:

    http://investidorjovem.com.br/achando-acoes-para-investir-a-formula-magica-de-joel-greenblatt

    Vamos ver se bate o iBovespa no longo prazo.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Internacional! Obrigado pela visita!

      Esse site ainda atualiza! Eu citei ele neste post http://investidoringles.blogspot.com/2015/03/como-escolher-acoes-para-investir-na-bolsa.html

      Vamos ver!

      Abraços!

      Excluir