Como economizar dinheiro? Veja dicas para fechar o mês no azul! - Investidor Inglês

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Como economizar dinheiro? Veja dicas para fechar o mês no azul!



é difícil economizar não é? Acompanhe o post e verá algumas dicas sobre como economizar dinheiro
Conta pra lá, conta pra cá. Como economizar dinheiro não?
Hey!

Neste post, mostrarei como economizar dinheiro com dicas de fácil compreensão. Dicas essas que te ajudarão a fechar o mês no azul! Legal, não? Pronto para começar?


Como economizar dinheiro? - Meu primeiro passo


Eu tive sorte de estar em uma família bem estruturada, a ponto de receber uma "mesada" dos meus pais. O valor não era muito, mas sei que infelizmente essa não é a realidade de muitas pessoas do nosso país.

De posse da mesada e "começando" a vida (mais ou menos há 16 anos...é, o tempo passa...), via meus amigos indo para baladas, cinema entre outros.  Lógico que eu queria estar sempre junto, mas infelizmente tinha um problema; o dinheiro não dava para bancar tudo!  O que eu fiz?  Fui pedir mais dinheiro a meu pai, e logo veio a resposta;

  - muleque se vira, já te dei o dinheiro!   Gaste menos da próxima vez!

A resposta dele ficou ecoando na minha mente; - Como gastar menos? Como economizar dinheiro?  E nada de chegar a uma conclusão. A solução foi perguntar ao veio (meu pai) como faria para resolver isso. Logo ele disse;

- filho talvez o dinheiro que te dou, não dê para fazer tudo isso que você quer, ou talvez dê, basta você saber utilizar o dinheiro. Já pensou em não gastar todo seu dinheiro na primeira saída?  Pense nisso!

Não gastar tudo, hmm,  ok vou tentar. E lá fui eu para a balada com os amigos com metade do que recebia. Resultado: - Aproveitei da mesma forma! Tá, tudo passou a ser controlado, não dava pra querer encher a cara com quase nada que levava, a grana geralmente era para entrar no lugar e beber e comer as opções mais em conta.

Com essa atitude, pude aproveitar mais consumindo menos. Se antes eu gastava tudo na primeira saída, tendo como consequência ter que ficar em casa o restante do mês por não ter mais dinheiro, depois da lição que meu pai me deu, eu passei a economizar mais e sair mais também!!!

Gastando menos do que se ganha



Esse foi meu primeiro passo sobre como economizar dinheiro. Graças a meu pai que me disse não na insistência por mais dinheiro e pelos conselhos, mostrando que é possível fazer mais com menos.

Tá Inglês, mas e na prática, Como economizar dinheiro?

Mostrei acima a primeira técnica - Ao sair, levar menos dinheiro!  Veja abaixo mais algumas;

  • Deixar o cartão de crédito em casa e levar dinheiro contado; (ideal para quem não tem controle) Detalhe!!! Opte por essa opção quando o lugar não exigir altas quantias (no meu caso até R$100,00), pois corremos risco de assalto (infelizmente)

  • Planejar com antecedência suas compras; Assim você tem tempo para pesquisar e quem sabe pegar uma promoção!

  • Definir destinos para seu dinheiro; De posse da grana, defina um percentual que irá "trabalhar" para você, ou seja, o dinheiro que irá te trazer mais dinheiro! Não importa se é 10% ou R$10,00. Aqui o importante é começar.

como economizar dinheiro definindo "destinos" para ele!
Exemplo para uma pessoa solteira que mora com os pais

No exemplo acima, percebe que ainda sobrou R$200,00 para a pessoa? Procure montar seu orçamento sempre deixando uma sobra. Afinal, nunca sabemos se iremos receber a mesma quantia não é?  (se você é assalariado, a empresa pode descontar um atraso, sindicato...etc)

Crie um orçamento doméstico!


Nele, você irá registrar todos os seus gastos. Inclua ai o gasto com você, ou seja, seu investimento e suas receitas. Dessa forma, ficará mais fácil de saber onde cortar ou reduzir

Eu falei um pouco sobre meu orçamento doméstico. Leia!

Posts Relacionados






See ya!

5 comentários:

  1. Olá II, bom post.

    Eu tenho uma planilha detalhada que já fica preenchida com os gastos estimados para o ano todo. Claro que pode acontecer algum imprevisto, mas foi uma forma para eu não gastar nada a mais. Apesar de eu ser bem controlado.

    Eu uso mais cartão, não sou muito de andar com dinheiro, no máximo R$50,00.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy! Valeu!

      Eu tenho uma igual a sua então. Talvez a diferença seja que além da planilha com todos os gastos estimados eu tenho também uma onde acompanho o "real" os gastos que acontecem mês a mês.

      Também nunca fui de andar com dinheiro, no máximo 100 temers na carteira...

      Abraço!

      Excluir
    2. Minha planilha projetada é atualizada com os gastos que eu fiz no mês. Então fica parecida com a sua.

      Abraços.

      Excluir
  2. Post bacana II, o primeiro passo pra IF é se organizar, montar o orçamento doméstico e começar os aportes, vamos a luta!!
    Abs

    ResponderExcluir