Investimentos - Minha alocação de ativos - Investidor Inglês

quarta-feira, 18 de março de 2015

Investimentos - Minha alocação de ativos


Como você faz para alocar seus ativos?


Hey!   Já conhece minha história, certo? (nela conto meu inicio na bolsa de valores)


Como é a sua alocação de ativos?  Já definiu os percentuais das suas ações, renda fixa e fiis? Isso é muito importante para seu patrimônio!

Calma aí! Você não sabe o que é alocação de ativos? Vou mostrar minha estratégia para te ajudar a entender.    

Antes uma definição do que é alocação de ativos


Alocação de ativos é uma estratégia de investimentos que busca melhorar a relação entre risco e retorno através do tamanho da posição, ou seja, o quanto o investidor investe em cada ativo de acordo com a sua tolerância ao risco, metas e horizonte de tempo.

Este trecho foi retirado do link https://queroficarrico.com/blog/2012/03/20/o-que-e-alocacao-de-ativos/

Agora que você já sabe o significado dessa estratégia, vamos a minha alocação...

Alocação de Ativos do Inglês


Na imagem abaixo, você vê como está distribuído meus ativos.


Agora vou explicar minha estratégia. Veja;

  • Tenho como meta 50% Renda Fixa e 50% Renda Variável;

  • Atualmente meus aportes estão todos em Ações;

  • Escolho meus aportes de acordo com a regra dos 30%, na qual consiste em aportar no ativo que não subiu 30%.



Montei um exemplo para facilitar;


  • Conforme a imagem acima, as ações ultrapassaram a marca dos 30%. Com isso, eu paro de aportar nelas;

  • Como a minha meta é 50/50, passo a aportar na renda fixa até voltar aos valores estabelecidos.



Pronto! Está ai minha alocação de ativos. Elaborei ela baseada no post Como Adotar a Estratégia de Alocação de Ativos Hoje Mesmo e também no livro abaixo;


Este livro te ajuda a entender a alocação de ativos



Livro muito interessante! Recomendo a leitura!


E você, já possui uma estratégia de alocação de ativos? Sim, então conte ai nos comentários!





See ya!

2 comentários: